Inaugurada nesta sexta-feira (27/12) a nova fábrica da Diamantes Lingerie em Sobral. O empreendimento pretende gerar 120 novos postos de trabalho com carteira assinada no primeiro ano de funcionamento, e deve saltar para 350 no segundo ano. A vice-prefeita Christiane Coelho representou o prefeito Ivo Gomes na cerimônia de inauguração das novas instalações da marca.

Localizada na BR 222, a Diamantes Lingerie tem como principal produto a confecção de roupas íntimas e peças do vestuário feminino, com foco na geração de empregos com mão de obra local e regional. A vinda da empresa para Sobral se deve aos incentivos ofertados pelo município, por meio do Programa de Desenvolvimento Econômico (Prodecon) de Sobral. “O programa visa atrair empreendimentos que promovam o desenvolvimento econômico do município, gerando empregos e renda”, explica o secretário do Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Sobral, Inácio Ribeiro.

Para Claudio Junior, sócio da Diamantes Lingerie, “o Prodecon é uma importante ferramenta da Prefeitura de Sobral para atração de novas indústrias. Foi através dos incentivos assegurados pelo programa e da confiança que temos nessa gestão que decidimos abraçar o desafio de montarmos esta fábrica na cidade”, disse o empresário.

Outras Ações

Além da política de atração de novas empresas, a Prefeitura de Sobral também oferece capacitação para pequenos empreendedores e estimula a abertura de novos negócios. Dentro desta perspectiva, em uma ação inédita no Ceará, o prefeito Ivo Gomes inaugurou em agosto, no bairro Sumaré, a Praça do Empreendedor, um centro comercial que visa fomentar o empreendedorismo social no bairro.

Várias lojas de diferentes segmentos compõem o espaço. São empreendedores individuais, firmas individuais (empresários) e microempresários, que foram selecionados mediante edital de ocupação e recebem capacitação na gestão dos seus negócios.

De acordo com Inácio Ribeiro, Sobral já alcançou em 2019 a meta para 2020 de criação de Microemprendedores Individuais (MEI). O microempreendedor individual é o tipo mais simples de empresa e foi criado para permitir que o pequeno empresário tenha acesso facilitado a um CNPJ, por custo baixo e sem burocracia. “Nossa meta era chegar a 6700 MEIs em 2020, mas pelo esforço da gestão conseguimos alcançar a meta ainda em 2019”, comemora o secretário.

Os Programas Jovem Aprediz e Segunda Chance são outras ações da Prefeitura para combater o desemprego. O Primeiro, em parceria com o Governo do Ceará, é voltado para jovens que buscam a primeira oportunidade no concorrido mercado de trabalho. Já o segundo é uma iniciativa da Prefeitura com foco nos trabalhadores acima de 29 anos que buscam se reposicionar no mercado.