A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), está realizando a entrega do PAA Leite, visando o abastecimento alimentar de famílias em situação de vulnerabilidade social, por meio da distribuição gratuita de leite, destinado a cestas básicas distribuídas nas escolas, abrigos, hospitais e outras instituições socioassistenciais cadastradas no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Leite).

Nesta quarta-feira (02/04), a STDE em parceria com o Mesa Brasil, ampliou a quantidade de leite distribuído, com a entrega 9.400 litros. A ação é uma iniciativa da Unidade de Apoio à Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar (UADAF), equipamento de segurança alimentar, coordenado pela STDE, através da coordenadoria da Agricultura e Pecuária.

 
O Mercado Público Chagas Barreto, que ficou fechado durante três dias como medida de enfrentamento ao novo coronavírus, foi reaberto ao público nesta quarta-feira (25/03). A reabertura do equipamento, no entanto, sofrerá restrições. Apenas os setores de hortifruti, carnes e cereais têm autorização da Prefeitura para funcionar. Cada box poderá ter no máximo duas pessoas trabalhando e feirantes com idade a partir de 60 anos deverão permanecer em casa.

Essas medidas são importantes para evitar aglomerações, que é tudo o que não queremos neste momento”, explica o titular da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), Inácio Ribeiro. De acordo com ele, os permissionários idosos poderão ser substituídos por alguém da família que não esteja no grupo de risco para o Covid-19. “Nossa preocupação é garantir a saúde desses permissionários”, afirma o secretário.

Entre as medidas de prevenção adotadas pela STDE está o rodízio de boxes. Nesta quarta-feira, somente os números pares foram autorizados a funcionar. Na quinta-feira, será a vez dos números ímpares. Cada feirante deverá tomar cuidados, como o uso de equipamentos de proteção individual, álcool em gel e máscaras de proteção.

A reabertura do mercado não deve alterar o funcionamento do comércio do seu entorno. As medidas de restrição de funcionamento para o comércio continuam valendo. “Por isso, poderão funcionar apenas os seguimentos autorizados pelo município, como farmácias, mercadinhos e frigoríficos, por exemplo, lembrando que esses estabelecimentos também devem tomar medidas para evitar a aglomeração de pessoas”, destaca Inácio Ribeiro.

 
A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), torna público o lançamento do Edital de Ocupação do Parque da Estação Belchior, publicado no dia (11/03) no Diário Oficial do Município (DOM), referente a ocupação do espaço público para atividade de comercialização e prestação de serviços.
 
Os interessados podem requerer um espaço para ocupação dos boxes para comercializar seus produtos e serviços que estão distribuídos da seguinte forma: vendas (artesanato, papelaria e serviços, plantas, flores e ervas medicinais, confecção, miudezas em geral, eletrônicos, sorveteria, calçados, bolsas, mochilas e acessórios); serviços (corte de cabelo, manicure, cyber, conserto eletrodoméstico, conserto celular, chaveiro, costura em geral, pagamentos e barbearia); e lanchonetes.
 
As inscrições ocorrerão no período de 16 de março a 3 de abril de 2020, na STDE, localizada no Centro de Convenções, no horário das 8h às 12h e das 13h às 15h30. Para se inscrever, os candidatos deverão preencher ficha cadastral munidos dos seguintes documentos: original e cópia da Identidade; original e cópia do CPF (caso o RG não conste o CPF); original e cópia do comprovante de residência;  foto 3x4 atual.
 
Para outras informações, leia o edital completo AQUI

 
A Prefeitura de Sobral, por intermédio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), está realizando uma grande faxina no mercado público. Tanto as calçadas quanto a parte interna do prédio estão passando por uma profunda limpeza. Na parte interna estão sendo retirados restos de materiais, como caixas de frutas e papelão. Os banheiros também estão passando por uma reforma emergencial.

O mercado, que permanece fechado desde domingo (22/03) por prevenção ao coronavírus, retornará o seu funcionamento na quarta-feira (25/03). De acordo com o secretário da STDE, Inácio Ribeiro, o mercado público será reaberto de forma experimental, obedecendo uma logística que garanta a segurança tanto de usuários quanto de permissionários.

Nós vamos fazer uma experiência. Os boxes de números pares funcionarão em um dia e os de números ímpares no outro. O objetivo é garantir a distância mínima recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de 2 metros”, disse o secretário.

Ele informou que, por motivos de prevenção, as calçadas do mercado só estarão disponíveis para pedestres, não sendo permitida a comercialização de produtos nas calçadas ou no seu entorno.

Durante o período de quarentena, com o objetivo de regular o fluxo de pessoas que vão ao local, apenas uma entrada do mercado ficará aberta. Ainda por motivos de prevenção, só será permitido o trabalho de permissionários que tenham idade abaixo de 60 anos e que não apresentem quadro de comorbidade (pessoas com doenças associadas).

 
A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE) em parceria com a Central de Artesanato do Ceará (CeArt), promoverá, no dia 18 de março, das 08h30 às 16h,  no Centro de Convenções, o Encontro do Artesanato Sobralense “Mãos que fazem história”, com um programação especial em alusão ao Dia do Artesão (comemorado no dia 19 de março).
                                                                                             
O evento contará com a participação de 60 artesãos que irão expor peças do artesanato, produzidas em couro, lã, crochê, madeira, patchowork, bordados e trabalho manuais em vários segmentos.
 
Na ocasião, serão entregues a carteira de Identidade Artesanal aos artesãos que já fizeram a emissão e renovação da carteira.
 
Programação:
Dia 18/03/2020 (quarta-feira)
 
Manhã
08h30 - Apresentação da Banda Samba Apaiano
09h - Coffee Breack
09h30 - Abertura do evento
10h - CEART - Roda de conversa, com o tema “A profissão do artesão no mundo contemporâneo”
12h - Almoço
 
Tarde
13h30 - Emissão e Renovação da carteira de Identidade Artesanal
14h30 - Oficina - Ceart
 

9h às 16h - Exposição da Feira Artesanal