Um desfile de moda marcou o encerramento dos cursos de Figurinista e Desenhista de Moda, do Projeto Zíper – Incubadora de Moda. O evento, que ocorreu na noite desta quinta-feira (20/02), no Theatro São João, foi uma realização da Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

A coleção da turma de Figurinista, nomeada de “ARREMATES”, usou como inspiração grandes símbolos culturais de Sobral, como o Museu Madi e o Theatro São João. Já a turma de Desenhista de Moda apresentou uma coleção denominada “KPSULA-Z”, inspirada no centenário do Eclipse de Sobral.

Sou feliz, hoje, em conseguir me comunicar com meu público de uma forma direta, dentro do meu campo de atuação [fotografia/moda]. Através do curso de Figurinista, consegui além de aprimorar habilidades, como desenho, interpretação e construção de vestes, estreitar a ponte que liga criatura/criador ao olhar do espectador. Aos iniciantes no setor de moda, vale muito a pena esse despertar, é um processo de descobertas coletivas e isoladas que te colocam como um mensageiro na sociedade e sua mensagem vem através das vestes”, disse Negro Sousa, aluno do curso de Figurinista.

O Projeto Zíper, coordenado pela STDE, em parceria com o Senac, Sebrae e Senai, tem como objetivo apoiar a criação e o desenvolvimento de novos negócios no segmento da moda, baseados em inovação, colaboração e sustentabilidade, estimulando a geração de emprego e renda no município.

Estiveram presentes no evento a vice-prefeita Christianne Coelho; o secretário da STDE, Inácio Ribeiro; Fábio Moraes, gerente do SENAC Sobral; e Mariana Linhares, analista do Sebrae.