A Prefeitura de Sobral, por intermédio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, vem realizando, desde o início deste ano, ações para atender os agricultores do município no período de chuvas.

Entre as ações se destacam a distribuição de sementes, que aconteceu no mês de fevereiro, e o apoio na preparação de terras para plantio na zona rural.

A distribuição de sementes foi realizada por meio do programa Hora de Plantar (do Governo do Estado), que entregou sementes de milho e sorgo para mais de 2000 agricultores. Já o processo de preparação das terras ainda está em curso. De acordo com a coordenação de desenvolvimento agrário da STDE, por meio de um cadastro dos produtores na Secretaria, é agendado o uso de tratores para aragem em áreas agricultáveis. Essa ação está sendo realizada em distritos como Caracará, Aracatiaçu, Taperuaba e Jaibaras.

O público-alvo dessa ação são pessoas que vivem da agricultura familiar, modalidade que o cultivo da terra é feito por pequenos produtores rurais e que tem como mão de obra o núcleo familiar.

A previsão de chuvas, divulgada pela Fundação Cearense de Meteorologia a Recursos Hídricos (Funceme) no final de fevereiro, é de que, em 2021, o Ceará tem 50% de probabilidade de chuvas abaixo da média no trimestre de fevereiro, março e abril. Portanto, ações como essas são essenciais para que os agricultores possam garantir seu sustento e segurança alimentar.