Nesta segunda-feira (15/02), a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Sandra Arcanjo, realizou uma reunião de alinhamento com todos os coordenadores, coordenadoras e gerentes, com o objetivo de discutir futuras ações e traçar novas metas em todas as áreas da pasta.
 
Na ocasião, a secretária fez uma avaliação das ações que vêm sendo concretizadas em todo o município de Sobral e reforçou a importância dos esforços empreendidos pelos coordenadores.

  
A Prefeitura de Sobral e a Ematerce iniciaram a entrega de sementes do programa "Hora de Plantar", enviadas pelo Governo do Estado do Ceará. Foram entregues, nesta segunda-feira (15/02), 2.000 kg de sementes de milho aos agricultores dos distritos de Baracho, Jordão e das localidades de São Francisco e Santo Antônio.
 
Até o dia 26 de fevereiro serão entregues 7.730 kg de sementes de milho e sorgo forrageiro aos produtores rurais dos distritos de Aracatiaçu, Baracho, Bonfim, Caioca, Caracará, Jaibaras, Jordão, Patos, Patriarca, Rafael Arruda, Salgado dos Machados, Taperuaba e Torto. A iniciativa tem como objetivo a distribuir sementes para plantio, visando o início do período chuvoso.
 
A ação é uma parceria da Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE); do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário; da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Sobral (STTR).

 
A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), concluiu, nesta quinta-feira (11/02), na Casa da Economia Solidária, a "Oficina de Boas Práticas e Manipulação de Alimentos" para os grupos produtivos de gastronomia da Economia Solidária, além de servidores da STDE e da Unidade de Apoio à Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar (UADAF).
 
Durante a oficina de capacitação foram abordados boas práticas: o que são e como aplicá-las; perigos nos alimentos; higiene e comportamento pessoal; doenças transmitidas por alimentos; e microrganismos: tipos e fatores que contribuem o seu crescimento. O treinamento foi ministrado por Janaína Bezerra de Melo, tecnóloga de alimentos, consultora e especialista em Gestão da Qualidade e Segurança dos Alimentos.
 
O momento contou com a presença da secretária da STDE, Sandra Arcanjo; da coordenadora de Capacitação e Inovação, América Rodrigues; da gerente da Economia Solidária, Livramento Albuquerque; e de Ana Maria, gerente de Negócios Rurais.

 
Dando sequência ao projeto Cactos & Suculentas, a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), realizou, na quarta-feira (10/02), o preparo da área para instalação de uma estufa na comunidade de Jurema, no distrito de Taperuaba, afim de que o grupo de mulheres que estão integradas ao projeto possam desenvolver suas atividades no que diz respeito ao manejo das matrizes de cactos e suculentas, como forma de multiplicação e propagação das plantas, constituindo assim, um verdadeiro banco de germoplasma, que dará suporte para sustentabilidade do projeto.

Esse banco é constituído de material vegetal, com genética variada, que devem atender as demandas de novas plantas e matrizes que servirão como estímulo para comercialização.
 
A estufa apresenta dimensões que comportam um grupo de 15 mulheres trabalhando no desenvolvimento de novas matrizes, principalmente, cactos da caatinga, oriundos da própria região.

  
Na manhã desta quinta-feira (11/02), a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), Sandra Arcanjo, realizou a entrega de kits com equipamentos de segurança para servidores do Mercado Público. Cada kit contém duas botas (couro e plástico), duas luvas (couro e plástico), óculos de proteção e máscaras.

De acordo com Sandra Arcanjo, a Prefeitura está empenhada em entregar aos servidores o melhor material de segurança. “O nosso objetivo é disponibilizar um material de qualidade aos nossos servidores e garantir o cuidado neste tempo de pandemia", disse a secretária.