Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

   
Para incentivar a sustentabilidade no segmento de moda, as alunas do curso de modelista do programa #OcupaJuventude realizam, até o dia 10 de fevereiro (sexta-feira), a exposição de peças com a temática “Sustentabilidade: moldando novos conceitos”, na Casa da Cultura de Sobral. A iniciativa, que leva o nome de “Coleção Cápsula”, é promovida pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), por meio do Projeto Integrador da entidade parceira.

A exposição foi lançada na última quarta-feira (25/01), e contou com a presença da secretária Sandra Arcanjo e de representantes do Senac, da Casa da Cultura e da Coordenadoria de Gestão Integrada do Trabalho e Qualificação Profissional da STDE. Na ocasião, foi exposto o objetivo da ação e a valorização da moda sustentável, tendo como momento principal a apresentação das produções feitas por cada estudante.

A coleção conta com nove peças e busca estimular reflexões sobre sustentabilidade, com foco nas questões sociais, ambientais e financeiras como: diversidade, valorização da vida, incentivo à reciclagem, gerenciamento de resíduos sólidos e boas práticas na utilização de recursos.

Cada participante desenvolveu um look a partir da sua própria perspectiva da temática, inspirados na cultura, geografia, flora e fauna do Ceará. As peças foram criadas em algodão cru, enriquecido e estruturado por modelagens planas e tridimensionais, incrementadas por elementos de estilo das artes manuais regionais como crochê, macramé, bordado, tramas, pinturas, recortes e dobraduras.

“Essa exposição é muito importante para nós, pois possibilita que as pessoas vejam o nosso trabalho e valorizem as artes manuais regionais, como o crochê, o macramê e o bordado. Para mim, tem gerado muito conhecimento, aprendizado e acreditar que somos capazes”, explica a aluna do curso de modelista, Tamires Sousa.

O curso de modelista tem carga horária de 210 horas, e possui o objetivo de capacitar pessoas de 16 a 29 anos, para se tornarem um profissional que projeta e modela peças do vestuário masculino e feminino. Depois de qualificados, os concludentes podem atuar no segmento como autônomos ou empregados na indústria da confecção ou em ateliê de costura.

Assessoria de Comunicação da STDE

Jornalista responsável: Lyz Vasconcelos

Facebook