A- A A+ |
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave


Na última quarta-feira (13/10), a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), realizou uma ação de vermifugação no distrito de Bilheira. Ao todo, 115 ovinos e caprinos foram vermifugados.

De acordo com o gerente de Produção e Comercialização da STDE, Bruno Stefano Valente, a vermifugação é uma prática de manejo sanitário preventiva que vem para controlar o problema da verminose-gastrintestinal, doença que causa queda de peso e é uma das principais causas de morte de pequenos ruminantes na região do norte do estado. Além disso, a doença leva a prejuízos na produção.

Para solicitar esse serviço, os criadores de animais como ovinos e caprinos podem procurar a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico ou acionar uma das agentes da coordenadoria do Desenvolvimento Agrário STDE locadas em diferentes distritos do município.


Nesta sexta-feira (22/10), o Mercado Público de Sobral promoverá um feirão no setor de cafés, localizado no piso superior do equipamento.

Na ocasião, que começa às 8h e vai até às 11h, serão comercializadas peças de artesanato, plantas medicinais e ornamentais, como cactos e suculentas, e alimentos como tapioca, caldos e cuscuz. Além da comercialização, o evento terá como atração cultural, o conjunto musical GT de arte.

Os comerciantes participantes, além dos próprios permissionários do Mercado Público são pessoas atendidas pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), como os artesãos acompanhados pela Casa da Economia Solidária e as famílias agricultoras atendidas pela coordenadoria do Desenvolvimento Agrário da STDE.


Na última quinta-feira (14/10), o prefeito Ivo Gomes se reuniu com a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Sandra Arcanjo, e outros secretários, para discutir sobre as ações de qualificação e capacitação do projeto Ocupa Juventude, previsto para iniciar suas atividades em 2022.

Na ocasião, representantes das secretarias participantes apresentaram informações sobre atividades desenvolvidas, como o projeto Inova Sobral e o projeto Sobral Profissionalizado.

Além da secretária Sandra Arcanjo (Trabalho e Desenvolvimento Econômico), estiverem presentes os secretários Herbert Lima (Educação), Eugênio Parceli (Esporte, Juventude e Lazer), Ramom Carvalho (Planejamento e Gestão), Simone Passos (Cultura e Turismo), Andrezza Coelho (Direitos Humanos, Habitação e Assistência Social) e Emanuela Leite (Segurança Cidadã).


Nesta terça e quarta-feira (19 e 20 de outubro), a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE) e a Central de Artesanato do Ceará (CeArt) realizarão uma ação, intitulada CeArt itinerante, no estacionamento Tritão do Centro de Convenções.

Os participantes do evento poderão realizar certificação de peças, curadoria de produtos, exposição e venda de peças de artesanato. Além disso, na terça-feira (19/10), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) oferecerá uma palestra sobre estratégias de vendas para o artesanato.

Nos dois dias do evento, será possível emitir e renovar a carteira de identidade artesanal. Esse documento garante benefícios, como descontos em alguns pontos comerciais na compra de matérias-primas para a confecção de produtos, acesso à feiras de artesanato, além de hospedagem, após agendamento, na Casa do Artesão Cearense (equipamento do Governo do Estado que recebe artesãos do interior que precisam de estadia em Fortaleza).

Para a adesão da carteira, os artesãos precisam apresentar documentos como carteira de identidade e CPF. Os artesãos que irão receber a carteira de identidade artesanal pela primeira vez devem apresentar uma peça de sua produção.

PROGRAMAÇÃO
Terça-feira (19/10)

Horário: 9h
Atividade
-Cadastro e renovação de Identidades Artesanais (até às 19h)
-Exposição e venda de artesanato (até às 19h)

Horário: 10h
Atividade:
-Oficina de artesanato (CeArt)

Horário: 11h
Atividade:
-Palestra SEBRAE: “Estratégias de Vendas para o Artesanato;

Horário: 16h
Atividade:
-Oficina de artesanato CeArt

Horário: 19h
Atividade:
-Encerramento

Quarta-feira (20/10)
Horário: 9h
Atividade:
-Cadastro e renovação de Identidades Artesanais (até às 11h)
-Exposição e venda de artesanato (até às 11h)

Horário: 11h
Encerramento


Na próxima segunda-feira (18/10), a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE) terá uma ação de doação de sangue em parceria com o Hemoce.

As doações poderão ser realizadas das 8h às 12h e das 16h às 21h no estacionamento do Centro de Convenções, acesso pela Av. Dr. Arimateia Monte e Silva, 300, Junco.

Para doar sangue, é preciso estar saudável, ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 kg, estar descansado e bem alimentado e portar um documento de identidade com foto. Pessoas que tomaram a vacina Coronavac, contra a Covid-19, devem esperar um intervalo de 48h. As pessoas que tomaram as vacinas Astrazeneca, Pfizer e Janssen devem esperar um intervalo de uma semana.

Instagram

Na última quarta-feira (13/10), a Prefeitura de Sobral, realizou uma ação de vermifugação no distrito de Bilheira. Ao todo, 115 ovinos e caprinos foram vermifugados.Essa é uma prática de manejo sanitário preventiva que vem para controlar o problema da verminose-gastrintestinal, doença que causa queda de peso e é uma das principais causas de morte de pequenos ruminantes na região do norte do estado. Para solicitar esse serviço, os criadores de animais como ovinos e caprinos podem procurar a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico ou acionar uma das agentes da coordenadoria do Desenvolvimento Agrário STDE locadas em diferentes distritos do município. @prefeituradesobral #desenvolvimentoagrario

Sexta é dia de feira! Nesta sexta-feira (22/10), o Mercado Público de Sobral promoverá um feirão no setor de cafés, localizado no piso superior do equipamento. Na ocasião, que começa às 8h e vai até às 11h, serão comercializadas peças de artesanato, plantas medicinais e ornamentais, como cactos e suculentas, e alimentos como tapioca, caldos e cuscuz. Além da comercialização, o evento terá como atração cultural, o conjunto musical GT de arte. @prefeituradesobral

Notícia boa para os artesãos e para quem gosta do artesanato cearense! Nesta terça e quarta-feira (19 e 20 de outubro), a Central de Artesanato do Ceará (CeArt) realizará uma ação, intitulada CeArt itinerante, na praça do Teatro São João, a partir das 9h. Os participantes do evento poderão fazer cadastro e renovação da identidade artesanal, certificação de peças e exposição e venda de peças de artesanato. Confira a programação em stde.sobral.ce.gov.br @prefeituradesobral

A semana começou e nós temos um convite! Nesta segunda-feira (18/10), a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE) e o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) estarão juntos em uma ação de doação de sangue! As doações serão feitas das 8h às 12h e das 16h às 21h, no estacionamento do Centro de Convenções de Sobral, acesso pela Av. Dr. Arimateia Monte e Silva, 300, Junco. Confira os requisitos para ser um doador em stde.sobral.ce.gov.br @prefeituradesobral