Artesãs atendidas pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), por meio da Casa da Economia Solidária, participam, dos dias 26 de setembro (terça-feira) a 1º de outubro (sábado), da 5ª Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O evento reúne mais de 1.500 artesãos e conta com 320 expositores e participação de empreendedores dos 27 estados do Brasil.
Para participar da ocasião, a STDE, em parceria com a Central de Artesanato do Ceará (CEART) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), selecionou três artesãs da Casa (Eufrásia Chaves, Adeliany Siqueira e Helena Duarte), do segmento de palha e crochê, para representar os grupos de artesanato da sede e dos distritos.
A ação também objetiva expor diversos produtos, gerar renda para as participantes e fortalecer a divulgação do artesanato sobralense para todo o Brasil, tendo em vista o favorecimento de parceria e aumento da comercialização das peças.
“Esta é a primeira vez que participo da Fenacce e estou adorando essa oportunidade e tem sido muito gratificante. Pra mim é muito especial vir aqui e representar artesãos de Sobral, pois essas vivências são muito importante pro nosso meio de trabalho”, ressalta a artesã Adeliany Siqueira.
Nesta edição de 2023, a Fenacce tem promovido ações de sustentabilidade para a redução dos impactos ambientais dentro dos pilares econômicos e sociais, efetuando a gestão dos resíduos gerados durante o evento, além de contar com a Rodada Internacional de Negócios com apoio do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), Sebrae e ApexBrasil, com compradores internacionais de 10 países como China, Holanda, Reino Unido, Irlanda, Áustria, EUA, Japão, Jordânia, entre outros.
Outras informações: (88) 3614-2555
Assessoria de Comunicação da STDE
Jornalista responsável: Lyz Vasconcelos