Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

   
Oito artesãs atendidas pela Casa da Economia Solidária de Sobral foram selecionadas pelo edital do Prêmio Mérito Cultural Rogênio Martins, da Secretaria da Cultura e Turismo (Secult), que as premiou individualmente com R$ 5.000,00. O artesanato é uma das atividades desempenhadas na Casa da Economia Solidária, administrada pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE).

O edital selecionou e premiou pessoas, grupos e espaços culturais de Sobral com base em sua trajetória artística. A premiação integra a segunda fase da Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural no município, ação que teve o objetivo de minimizar os impactos socioeconômicos da pandemia do novo coronavirus entre os profissionais da cultura.

Entre as artesãs selecionadas está Eufrasia Chaves, 57 anos, moradora do distrito de Aracatiaçu, que também atua nas feiras semanais da Agricultura Familiar e Economia Solidária do equipamento. “Fiquei sabendo desse edital pelas pessoas da STDE, que também me ajudaram a fazer a inscrição. Eu achei uma ótima iniciativa, chegou em um momento oportuno porque eu vivo de artesanato que vendo na Casa da Economia Solidária. Com esse dinheiro, quero investir no meu trabalho e comprar mais materiais para fazer novos produtos.”, completou Eufrásia.

Além de Eufrasia, a artesã Antônia de Sousa, de 51 anos, também foi selecionada pelo edital. ‘’Faço parte do grupo produtivo de artesanato há muito tempo, produzo cestas de palha de várias formas. Essa iniciativa é muito importante porque é uma renda para gente, que não têm salário fixo. Com esse dinheiro quero pagar várias contas e comprar matéria-prima.”, explicou a artesã.

Facebook