Um grupo de 20 artesãs da Casa da Economia de Sobral foi selecionado para participar do projeto Travessias Artesanais, que deu início às atividades na última quarta-feira (11/01), em Aracatiaçu. A ação é promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE) e o Instituto Catarina Mina.
A primeira etapa e oficialização da participação das artistas na proposta de artesanato ocorreu em novembro de 2022. O projeto, tido como piloto, tem como objetivo restabelecer laços entre as instituições envolvidas e fortalecer o artesanato de Sobral e região.
Durante o encontro, foram apresentados modelos de produtos e as artesãs puderam desenvolver ideias de design das peças e realizar testes de produção do material. O projeto pretende criar seis coleções de peças de artesanato, cada uma com um grupo diferente de artesãs, para serem expostas nos espaços de venda da Casa da Economia Solidária de Sobral e do Instituto Catarina Mina, em Fortaleza, pelo período de três meses. Além disso, os produtos também serão comercializados em uma feira que também está na programação das estratégias comerciais da ação.
Estiveram presentes a gerente de Desenvolvimento dos Arranjos Produtivos Locais e Economia Solidária da STDE, Maria do Livramento Albuquerque, a analista do Sebrae, Raquel Lorena Gobb, e a fundadora da marca Catarina Mina, Celina Hissa.
Assessoria de Comunicação da STDE
Jornalista responsável: Lyz Vasconcelos