A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), realizou, nesta terça-feira (15/12), um encontro com os grupos produtivos da economia solidária para apresentar os resultados positivos da comercialização dos produtos artesanais produzidos pelos artesãos da sede e distritos, em alusão ao Dia Nacional da Economia Solidária. Devido à pandemia, apenas um representante de cada grupo participou do encontro, que contou com a presença da vice-prefeita Christianne Coelho, do secretário da STDE, Inácio Ribeiro, e da presidente do Idetagro, Daniela Costa.
Apesar da pandemia, os grupos produtivos atendidos na Casa da Economia Solidária conseguiram aumentar a comercialização e venda de suas peças. Em 2020, foram comercializados cerca de 15 mil produtos: jogos americanos, chapéus, sousplat, porta-copos de crochê e bolsas de palha, que foram vendidos através da Loja de Artesanato da Casa da Economia Solidária de Sobral, além da comercialização para Piauí, Recife, Icaraí de Amontada e Fortaleza.
A Casa da Economia Solidária é coordenada pela STDE e atende grupos de artesanato, ateliê de costura, agricultura familiar e gastronomia, beneficiando agricultores, artesãos e empreendimentos solidários.