Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

   
Na última terça-feira (14/02), a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), Sandra Arcanjo, ministrou palestra sobre economia solidária para cerca de 100 pessoas na cidade de Varjota. O objetivo foi apresentar o modo de trabalho da Casa da Economia Solidária de Sobral, que tem sido a referência para a futura implantação de um equipamento voltado para a economia do bem viver no município.

Durante a palestra, organizada pela Secretaria dos Direitos Humanos de Varjota, Sandra Arcanjo explicou como funcionam os grupos produtivos de Sobral, cujo objetivo consiste em desenvolver ações visando a superação de vulnerabilidade social por meio da geração de trabalho e renda, a partir de iniciativas econômicas solidárias que contribuem para o desenvolvimento local e territorial.

Em seu momento de fala, a gerente de desenvolvimento dos arranjos produtivos locais e economia solidária, Livramento Albuquerque, abordou sobre o processo de criação da Casa da Economia Solidária, dando destaque para a realização de diagnóstico para identificar potencialidades e para a criação da Lei nº 1.515 de outubro de 2015, que institui a Política de Fomento à Economia Solidária, na conhecida Princesa do Norte.

“Sobral foi o primeiro município a decretar uma lei de economia solidária no Ceará. Hoje, temos 19 grupos produtivos atendidos pela Casa da Economia Solidária e o nosso trabalho é estimular essa cultura e auxiliar na renda dos nossos artesãos e agricultores. Por isso, o sentimento é de gratidão, por nos tornarmos uma referência em economia solidária no estado e estarmos aqui representando esse trabalho tão humanitário e importante para a nossa região”, explica Sandra Arcanjo.

Além disso, foi realizada a exposição de artesanato e uma roda de conversa para tirar dúvidas dos participantes, mediada pela agricultora e artesã atendida pela Casa da Economia Solidária de Sobral, Eufrasia Chaves, que também contou sua experiência na produção e na comercialização de produtos nos segmentos da agricultura familiar, artesanato e gastronomia.

Estiveram presentes a vice-prefeita de Varjota, Alessandra Pinheiro, os secretários da localidade, as associações, os artesãos e alunos de escolas de ensino integral.

Assessoria de Comunicação da STDE

Jornalista responsável: Lyz Vasconcelos

Facebook