Nesta terça-feira (15/02), grupos produtivos da agricultura familiar e da gastronomia da Casa da Economia Solidária passaram por uma oficina de boas práticas de manipulação de alimentos, na sede do equipamento.
Durante a aula, temas como o uso de luvas, aventais e a higienização adequada das mãos e dos alimentos foram abordados. De acordo com a supervisora de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria dos Direitos Humanos e da Assistência Social (Sedhas), Ligiane Viana, boas práticas de manipulação de alimentos são medidas praticadas para garantir que o alimento não tenha nenhum tipo de contaminante e chegue ao consumidor final de forma segura. A manipulação dos alimentos compreende aspectos que vão desde a colheita, passando pelo preparo e transporte.
Uma das participantes da oficina é Fernanda Santos, de 38 anos, atendida pela Casa da Economia Solidária na área da gastronomia. ‘’Hoje eu aprendi várias coisas boas, como a conservação adequada dos alimentos, o armazenamento e a limpeza deles e do ambiente,’’ explicou Fernanda.
CASA DA ECONOMIA SOLIDÁRIA
A Casa da Economia Solidária é um espaço de comercialização coordenado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE) e beneficia cerca de 600 pessoas. O objetivo do equipamento é incentivar a geração de renda no município por meio da economia solidária, conceito que se baseia em princípios como autogestão, solidariedade, cooperação e consumo solidário.
Além do comércio das mercadorias fornecidas pelos grupos produtivos de áreas como artesanato, costura, gastronomia e agricultura familiar, o espaço também é utilizado para a qualificação profissional das pessoas atendidas.