No dia 31 de janeiro, a Coordenadoria de Sanidade Animal, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), juntamente com o apoio da Guarda Civil Municipal, realizou autuação em um abatedouro clandestino de aves, que resultou na apreensão de 260kg de carne inapropriada para consumo, na localidade de São Francisco, distrito de Jordão. A ação ocorreu após denúncias por parte da população.
Durante a operação, também foi realizada a interdição do local, que não seguia os padrões sanitários estabelecidos pela legislação, nem as boas práticas de manipulação das carnes. O produto apreendido foi condenado por não oferecer garantia da qualidade e inocuidade alimentar, ou seja, apresentava risco aos consumidores, e foi destinado ao Controle de Tratamento de Resíduos (CTR).
“Ao chegar no local, parte das aves já haviam sido abatidas, uma parte estava dentro de um carro de mão e outra parte no chão juntamente com as aves vivas, sem nenhuma condição de higiene para abate e transporte dos animais”, explica o gerente de defesa sanitária da STDE, Eric Vale.
A STDE ressalta que a fiscalização feita regularmente pela equipe de sanidade animal é importante para garantir a segurança alimentar da população, já que o abate e o processamento clandestino de produtos de origem animal oferecem risco à saúde dos consumidores e dos manipuladores.
Assessoria de Comunicação da STDE
Jornalista responsável: Lyz Vasconcelos