Nesta terça-feira (26/10), a Casa da Economia Solidária recebeu a visita de Genebaldo Freire, ecologista doutor pela Universidade de Brasília. A visita do pesquisador faz parte das comemorações da Semana do Servidor, que integra o Programa de Educação Socioambiental-“Sobral Nossa Casa”, executado pela Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).
Durante a visita, Genebaldo conheceu a loja de artesanato, a cozinha do restaurante e os espaços de qualificação reservados aos grupos produtivos.
Quando questionado sobre a contribuição da economia solidária para o desenvolvimento sustentável, Genebaldo afirmou que essas são práticas complementares. “Nas premissas do desenvolvimento justo e sustentável, a economia solidária é um dos pilares desse conceito. A ideia de que as grandes produções sustentam as bocas humanas no mundo já passou. Economia solidária é algo essencial quando pensamos em sociedades sustentáveis, a contribuição é direta. Creio que esse tipo de iniciativa amplia também nossas percepções. Por meio dessa atividade, tanto as pessoas que estão comprando, quanto as que estão produzindo, passam a entender melhor o que entra e o que sai na economia, quais as atividades mais impactantes para o meio ambiente e para as pessoas que vivem nele”, explicou o ecologista.