Nesta sexta-feira (11/06), a Casa da Economia Solidária, administrada pela Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), realizou a feira agroecológica virtual especial do mês junino. A iniciativa de vender produtos fornecidos por grupos produtivos do artesanato, agricultura rural e gastronomia acontece semanalmente.
Nesta edição, além da venda das mercadorias encomendadas pelo instagram @economiasolidariasobral, os grupos produtivos montaram barracas com comidas típicas de festas juninas. O local funcionou com 50% de sua capacidade, sem consumo de alimentos.
A Casa da Economia Solidária possibilita a geração de renda para pessoas que trabalham em segmentos como a costura, artesanato e gastronomia, como explica a artesã Eufrásia Chaves, do distrito de Aracatiaçu.''A Casa da Economia Solidária me ajuda a ter renda, pela divulgação e pelo espaço. Nós não pagamos pelo espaço, nós trazemos os produtos e vendemos. Hoje eu vendi bastante, a iniciativa de fazer a feira virtual temática foi muito boa'', relatou a artesã que faz trabalhos com palha, como bolsas e chapéus.
O agricultor João Evangelista, do distrito de Jaibaras, que também comercializou seus produtos na feira virtual, falou sobre os benefícios que a Casa da Economia Solidária trouxe para sua renda: ''Eu produzo mamão, acerola, polpa de frutas, feijão, e nossos produtos não têm agrotóxicos. Expor os produtos na Casa da Economia Solidária é uma grande ajuda, contribui bastante para minha renda. Foi muito bom participar do arraiá, foi um dia de boas vendas. Eu fico feliz por vender, e o cliente porque compra um produto de qualidade'', explicou o agricultor.