Desde a última sexta-feira (15/12), agricultores familiares do município já receberam doze mil e quinhentas raquetes de palma forrageira por meio do projeto Hora de Plantar, do Governo do Ceará. A distribuição continua acontecendo durante esta semana e seguirá até que trinta e nove mil raquetes sejam entregues.
A ação foi desempenhada pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Sobral (STRAAF).
De acordo com a coordenadora de Desenvolvimento Agrário da STDE, Paula Vanessa Queiroz, as raquetes de palma estão sendo distribuídas para serem replantadas como mudas. "As raquetes de palma serão replantadas no solo. Por ser uma espécie de fácil propagação, com pouco tempo elas se multiplicam e servirão como forragem na alimentação dos animais em período seco. Dessa forma, contribuímos para a segurança alimentar dos rebanhos."
A distribuição continuará acontecendo até que todas as raquetes de palmas sejam entregues.
PROJETO HORA DE PLANTAR
O projeto Hora de Plantar é uma política pública do Governo do Ceará, que promove a distribuição de sementes e mudas a famílias agricultoras para garantir a segurança alimentar da população do campo, além de contribuir para a recomposição vegetal de áreas sujeitas à desertificação.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário e conta com parceiros na distribuição dos insumos e a articulação das famílias agricultoras, como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (EMATERCE), Instituto Agropolos do Ceará, secretarias municipais, a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Estado do Ceará (FETRAECE) e seus sindicatos.
Além das raquetes de palma forrageira, Sobral terá a distribuição de milho, sorgo e mudas frutíferas de caju, acerola, goiaba e manga.