O Mercado Público de Sobral retomou suas atividades presenciais nesta quarta-feira (02/06), com medidas de segurança contra o coronavírus. O equipamento, administrado pela Prefeitura de Sobral por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), estava fechado desde o dia 08/03, obedecendo ao decreto de isolamento social rígido.
Entre as medidas obrigatórias, para permissionários e frequentadores, está a obrigatoriedade do uso de máscaras e a aferição da temperatura na entrada do local. O limite definido para o número de pessoas em cada setor é de 80 clientes no setor de confecções; 50 no setor de carnes, peixes e frangos; e 150 no setor de hortifruti.
A reabertura do Mercado Público era esperada por permissionários e fregueses. É o caso da dona de casa Aline Peixoto, de 30 anos. ''Eu vinha aqui quinzenalmente. Vinha fazer as compras da semana. Fiquei muito feliz com a reabertura e, graças a Deus, está voltando aos pouquinhos. Comprei fruta, carne e verdura. Eu me senti segura fazendo minhas compras e vejo que está tudo com os equipamentos de segurança, de limpeza, tudo organizado'', destacou Aline.
Para os permissionários, a reabertura também foi vista positivamente. Para José Ribamar Mesquita, que trabalha no Mercado Público no setor de confecções, a reabertura é bastante positiva. ''Esse primeiro dia está melhor do que eu achava que ia ficar. Diminui as nossas exposições, mas precisamos entender que a vida está em primeiro lugar. Mas está bom, está com um movimento legal, as pessoas estão entendendo o distanciamento, a nova maneira de expor as mercadorias, preservando a saúde. Estou contente, espero que melhore o fluxo de gente em breve, mas para o primeiro dia, está melhor do que eu esperava'', disse o permissionário.