Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

  
A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), apresentou os resultados do programa Jovem Aprendiz em 2022, durante reunião de avaliação e planejamento da iniciativa em Fortaleza, na última quarta-feira (14/12). Em sobral, a política pública contemplou 40 jovens, destes, 30 concluíram a qualificação e 15 foram efetivados pelas empresas em que estavam exercendo atividades, uma taxa de 50% inclusão no mercado de trabalho.

O evento promovido pela Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), do Governo do Estado do Ceará, teve como objetivo, reunir agentes locais e prefeituras do Estado do Ceará que executam o programa, para avaliarem o desempenho da ações ao longo do ano, bem como discutir melhorias e planejar novas demandas da política pública para 2023.

A ocasião contou com falas da gestão, dinâmica e depoimentos de jovens aprendizes que conseguiram ser contratados após a conclusão do programa. Segundo o gerente de inovação, David Mendes, representar Sobral, foi uma grande oportunidade de mostrar que o município tem capacidade de executar programas desse nível e possibilitar que a juventude tenha fácil acesso ao mercado de trabalho.

"O programa jovem aprendiz tem um grande impacto na vida dos jovens, pois possibilita muitas vezes o primeiro contato deles com o mercado de trabalho, além de capacitá-los. Poder dar essa oportunidade para eles é de grande valia, pois possibilita que eles vislumbrem um futuro melhor," conclui.

O Jovem aprendiz atende jovens, entre 14 e 24 anos, que estejam cursando o Ensino Fundamental, Ensino Médio ou sejam egressos da rede pública de ensino. Os cursos são ofertados conforme o Catálogo Nacional de Programas de Aprendizagem Profissional (Conap) e possuem carga horária de 1.280 horas, que se dividem entre aulas e atividades práticas, em empresas privadas, realizadas no período de 11 meses a 16 meses.

Os selecionados são capacitados em oficinas de formação para o mercado de trabalho e encaminhados para os processos seletivos das instituições. Após a contratação, os aprovados passam por formações teóricas de aprendizagem. A SPS fornece fardamento, material didático e pedagógico, enquanto a remuneração é paga pela empresa que o jovem está alocado.

Estiveram representando o município na reunião o coordenador de Gestão Integrada do Trabalho e Qualificação Profissional, Bruno Gomes, e o gerente de inovação, David Mendes.

Assessoria de Comunicação da STDE

Jornalista responsável: Lyz Vasconcelos

Contato: (85) 9.8576-0191

Facebook