A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), já produziu até hoje (06/08) 170.000 mil máscaras de proteção facial, laváveis e reutilizáveis, usadas na prevenção de casos do coronavírus no município. Dessa produção já foram distribuídas, gratuitamente, mais de 150 mil máscaras no combate à prevenção da covid-19.
As máscaras foram distribuídas para famílias em situação de vulnerabilidade social, população em situação de rua, famílias com insegurança alimentar que receberam cesta básica e vale-gás, pessoas atendidas nos CRAS, operadores de limpeza e serviços urbanos, produtores da agricultura familiar e profissionais de políticas de assistência social e da saúde, além de permissionário do Mercado Público e artesãos dos Grupos produtivos da Economia Solidária. Também serão entregues, até o dia 21 de agosto, máscaras para pequenos empreendedores e agricultores familiares dos distritos e comunidades rurais.
Para o secretário da STDE, Inácio Ribeiro, "O uso da máscara é um pacto coletivo pela sobrevivência, onde um protege o outro. Esse hábito, aliado a medidas de higiene pessoal, o não compartilhamento de objetos de uso pessoal, além do distanciamento social são, até o momento, as únicas formas de controle da pandemia”.
As máscaras confeccionadas pela Prefeitura de Sobral, sob organização da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), estão sendo produzidas pelos profissionais de costura selecionados por meio de edital.