Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave


A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), contribuiu para a produção de mais de seis mil toneladas de silagem. A produção deste ano começou em maio e segue, principalmente, nos distritos de Caracará, Aracatiaçu, Taperuaba e Jaibaras. Segundo Bruno Stefano Valente, gerente de Produção e Comercialização da Coordenadoria de Desenvolvimento Agrário da STDE, em 2020 a produção chegou a sete mil toneladas; e a expectativa é que esse número seja superado nos próximos três meses de 2021.

Essa produção contribui para o desenvolvimento econômico e agrário do município, porque a silagem funciona como complemento alimentar para animais ruminantes, como bovinos e caprinos, fazendo com que tenham um melhor desempenho produtivo. Além disso, a silagem possibilita a redução do custo de produção na época seca, garantindo também a segurança alimentar do rebanho.

De acordo com Gerardo Aguiar, gerente da Escola Agrícola de Sobral, a bacia leiteira do município, grupo formado por propriedades agrícolas produtoras de leite, vem tendo uma melhora significativa; e a produção de silagem permite que os animais tenham alimento no verão, estação que acontece de setembro a dezembro.

A contribuição da STDE para a produção de silagem acontece pela cessão de equipamentos agrícolas; e pela assistência técnica prestada por profissionais da Coordenadoria de Desenvolvimento Agrário. A silagem é um alimento composto por capim, milho ou sorgo que, após triturado, é armazenado.

Facebook