Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

   
No próximo sábado (07/10), 20 novos triciclos elétricos serão entregues para catadores de materiais recicláveis. O momento acontecerá no Becco do Cotovelo, a partir das 9h, e marca a ampliação da coleta seletiva e o início da prática de coleta porta a porta de materiais recicláveis.

Os equipamentos foram adquiridos por meio de recursos do Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol), financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF). O investimento foi superior a R$ 700 mil e a iniciativa cumpre a Política Municipal de Resíduos Sólidos, que tem como objetivo a gestão integrada dos resíduos sólidos e a ampliação da coleta seletiva, de modo a fortalecer toda a estrutura da reciclagem nos termos social, ambiental e econômico.

Os triciclos elétricos são veículos reconhecidos por unir praticidade e eficiência à sustentabilidade e à economia de energia. Com baterias com autonomia de até 100 km e capacidade de transporte de até duas pessoas, os veículos não emitem gases poluentes, como o CO2, e podem levar carga de até 400 kg, o que auxiliará na coleta de recicláveis em Sobral.

De acordo com o secretário da Conservação e Serviços Públicos, Carlos do Calisto, os triciclos elétricos chegam como um importante reforço para a coleta seletiva. “O trabalho dos catadores de recicláveis ficará, além de mais visível, mais ágil, fazendo com que eles possam atender diversas demandas de doações de materiais ou mesmo coletar em diversos locais em um mesmo dia”, ressalta.

Para a secretária do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, Marília Ferreira Lima, as aquisições somam esforços que a gestão vem fazendo para melhorias no sistema de coleta de resíduos. “Assim como a implantação do Recicla Sol, que incluirá a participação e a inclusão social das associações e cooperativas de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis legalmente constituídas, propiciando maior mobilidade dos trabalhadores com veículos menos poluentes na atmosfera e a ampliação da logística na coleta dos materiais”, destaca.

COLETA SELETIVA EM SOBRAL

Atualmente, Sobral conta com três Centrais Municipais de Reciclagem (CMR) (nos bairros Cohab II, Dom José e Juvêncio de Andrade), que são locais de triagem e armazenamento dos recicláveis coletados pelos catadores. A Prefeitura também investiu em 38 ilhas ecológicas, que são estruturas metálicas que servem como ponto de coleta seletiva de materiais como papel, plástico, metal e vidro. Agora, o projeto piloto de coleta porta a porta iniciará no bairro Sinhá Saboia, onde fica a primeira CMR inaugurada, e atenderá aproximadamente 1.200 domicílios.

Os catadores farão uma rota no bairro às terças, quintas e aos sábados, recolhendo apenas materiais recicláveis separados pela população.

Facebook