A Prefeitura de Sobral, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realizou, na manhã desta terça-feira (21/03), no Auditório do Paço Municipal, o lançamento do programa de formação para os catadores de materiais recicláveis que compõem as associações que atuam no município.
O lançamento do projeto faz parte do programa Cidade Empreendedora, que visa a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos, entre eles o eixo estruturante que engloba os resíduos sólidos.
O programa de formação para os catadores tem como objetivo, capacitar e promover a cultura empreendedora na atividade da coleta de resíduos, visando a criação de cooperativa que possa fortalecer e agregar valor ao resultado final da atividade, gerando possibilidades de novos negócios.
O chefe do gabinete do prefeito Ivo Gomes, David Duarte, destaca o trabalho desempenhado pelos catadores. “O trabalho de vocês é muito importante para a questão ambiental, para termos uma cidade mais limpa, sendo peças-chaves nesse processo de transformação social, onde o lixo possa ser enxergado como uma oportunidade de negócio”.
O secretário da Conservação e Serviços Públicos, Carlos do Calisto, fala sobre o esforço da Prefeitura em formar uma cidade mais sustentável. “O prefeito Ivo Gomes é muito preocupado com o meio ambiente, apoiando catadores e associações, para tornar Sobral uma cidade que seja exemplo para o Brasil e o mundo”, reitera.
Sílvia Helena, catadora da Associação Dom José Tupinambá da Frota, fala sobre o orgulho de exercer sua função. “Sou catadora há mais de 20 anos e agradeço a realização desse evento para valorizar nosso trabalho”.
No final do evento, o consultor e palestrante do Sebrae, Ítalo Robson Martins, realizou a dinâmica do cabide com os catadores. Neste exercício, os participantes, divididos em dois grupos, tiveram que montar uma estrutura, tipo móbile, utilizando cabides de cores diferentes, seguindo as regras informadas. A atividade tem como objetivo, desenvolver habilidades individuais necessárias ao trabalho com grupos, trabalho em equipe e liderança.
Participaram também do evento a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Sandra Arcanjo; a secretária do Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente, Marília Ferreira Lima; e a articuladora do Sebrae do escritório de Sobral, Suilane Teixeira.