Na última quinta-feira (22/07), a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), realizou ação de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) em cafeicultura no distrito de Baracho.
A plantação de café é localizada na comunidade Santa Luzia, uma das regiões serranas atendidas pelas ações de ATER da coordenadoria de desenvolvimento agrário da STDE. De acordo com o chefe de núcleo Gestor de Convivência com o Semiárido e Programas e Políticas Agrárias, Thiago Oliveira Gomes, o principal trabalho de ATER em plantações de café como essa é a verificação de altitude e da umidade do local. ‘’Nós pretendemos fazer o cultivo sombreado em linha, com o espaçamento adequado. A colheita normalmente começa a ser feita em setembro’’, disse Thiago.
Segundo a coordenadora de desenvolvimento agrário da STDE, Paula Vanessa Queiroz, a região da Serra do Rosário é propícia para a cafeicultura. Além disso, o café produzido naquela área demonstra que o cultivo é rentável e de baixo custo de produção.