A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), realizou, na sexta-feira (23/04), ação de fiscalização e conscientização em uma queijaria irregular, no distrito de Pedra de Fogo. A ação ocorreu depois de denúncia encaminhada pela Ouvidoria do município à Coordenadoria de Sanidade Animal da STDE.
No local foram encontradas irregularidades como: ambiente inadequado para produção de queijos, manejo e processamento do produto. Durante abordagem, a equipe responsável notificou o proprietário, com a determinação de um prazo para regularização do estabelecimento. A equipe também se colocou à disposição para auxiliar no processo de regularização junto ao serviço de inspeção municipal.
Além da notificação, os profissionais responsáveis pela fiscalização promoveram uma conscientização sobre os riscos da manipulação inadequada de alimentos, principalmente para os consumidores.
De acordo com Ana Maria Moura, coordenadora de Sanidade Animal da STDE, os cuidados na produção de queijos incluem a sanidade dos animais, que devem estar devidamente vermifugados, vacinados e com os exames atualizados, comprovando que estão sadios. Outros cuidados essenciais são as boas práticas de higiene na ordenha, teste do leite e a fabricação do produto.
O cuidado na fabricação desse alimento previne a transmissão de doenças como tuberculose, brucelose e gastroenterites.