Com cerca de 50 espécies de plantas, a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), realizou a I Feira de Cactáceas e Suculentas do Projeto Flores do Sertão, nesta sexta-feira (16/12), na Praça de Cuba. A ação, que contou com seis expositores, teve como objetivo estimular a cultura e a venda de cactos e suculentas típicas da região.
As plantas ornamentais comercializadas foram cultivadas pelos produtores de Taperuaba e Jaibaras, todos participantes do Projeto Flores do Sertão, com o apoio da Coordenadoria do Desenvolvimento Agrário da STDE, em parceria com a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE).
Entre as espécies vendidas estavam o Cacto Estrela, Suculenta Touceira, Flor da Fortuna, Veludo Branco, Rabo de Burro, Orelha de Elefante, Sedum Dourada, Dente de Tigre, Echeveria Fantasma e Planta Jade. Além disso, a feira também proporcionou a doação de adubos tratados.
“Esta ação aquece demais a agricultura familiar porque é uma grande oportunidade para os produtores, pois nos distritos eles não conseguiriam vender o volume que eles vendem aqui. O intuito é fortalecer a agricultura familiar... esta semana já tivemos ações também de artesanato e o nosso trabalho como secretaria e município é gerar emprego e renda para os participantes por meio dessas ações”, ressaltou a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Sandra Arcanjo.
Segundo o coordenador de Desenvolvimento Agrário da STDE, Beto Machado, as plantas são propícias para nossa região por serem de fácil cuidado e por não necessitarem de tanta água para se manter. “Nós temos duas estufas que produzem uma grande variedade de espécies e o objetivo é multiplicar essa produção e levar o trabalho para outros distritos, dando maior alcance para o Projeto Flores do Sertão e gerando renda para os pequenos produtores”, explica.
O Projeto Flores do Sertão tem como objetivo gerar renda para agricultores familiares, por meio da comercialização de plantas ornamentais, e oferece atendimentos em Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), por meio da coordenadoria do Desenvolvimento Agrário da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE).
Assessoria de Comunicação da STDE
Jornalista responsável: Lyz Vasconcelos