A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), realizou, na última terça-feira (11/05), uma ação de vermifugação e vacinação contra clostriodioses em ovinos e caprinos, na localidade de Casa Forte, no distrito de baracho. Na ocasião foram vermifugados e vacinados 42 animais. Esta atividade de orientação de manejo sanitário preventivo faz parte do planejamento de ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER); e destina-se a produtores assistidos pela STDE.
De acordo com Bruno Stefano Valente, gerente de produção e comercialização da Coordenação de Desenvolvimento Agrário, clostriodioses são doenças causadas por bactérias, como tétano e botulismo, que podem causar a morte súbita dos animais. A prevenção é essencial porque a proliferação dessas doenças costuma afetar rebanhos inteiros, causando prejuízos econômicos aos criadores.
Quanto à vermifugação, o objetivo é controlar verminoses gastrointestinais, um dos principais problemas sanitários dos rebanhos ovinos e caprinos. As verminoses gastrointestinais afetam a alimentação, absorção de nutrientes e reprodução dos animais, levando à redução da produtividade do rebanho.
Para receber orientação e apoio para vacinação e vermifugação, os produtores interessados devem entrar em contato com a STDE, pelo telefone (88) 3611-6311 ou pelo e-mail