A Prefeitura de Sobral retoma, de forma gradativa, as atividades do Programa Alimenta Brasil (PAB), na modalidade de incentivo ao consumo e produção de leite, nesta segunda-feira (14/11), por meio da Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE). A iniciativa volta como uma ação de finalização de recurso do Governo do Estado do Ceará, que será efetuada até janeiro de 2023.
O programa irá receber, semanalmente, cerca de 7.432 litros de leite, que serão distribuídos entre as 89 instituições cadastradas na modalidade, entre escolas municipais e entidades socioassistenciais como abrigo de idosos, Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop), hospitais e outros estabelecimentos.
A Coordenadoria de Sanidade Animal da STDE está fazendo contato com cada responsável pelas entidades inscritas no PAB para atualizações cadastrais. Além disso, a Coordenação também irá receber o leite, na sede da Unidade de Apoio à Distribuição de Alimentos da Agricultura Familiar (UADAF) e se encarregará de distribuí-lo.
O PAB busca garantir a segurança alimentar de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Para isso, o Governo do Estado do Ceará compra o leite dos produtores da região, por meio de cooperativas cadastradas, com laticínio certificado, e que realizam a logística, processamento e transporte do leite pasteurizado ao município, que o distribui para as instituições credenciadas ao programa.
Assessoria de Comunicação da STDE
Jornalista responsável: Lyz Vasconcelos