A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), anunciou as atividades do primeiro Abatedouro de Aves público do município, no dia 30 de novembro, com os primeiros lotes de abate, que geraram cerca de 530 kg de carne de galinha caipira no dia. Localizado no distrito de Caracará, o local possui estrutura para abater 300 aves/dia para pequenos produtores de base familiar das localidades de Campo Grande, Casinhas e Picada Ruzy, além de beneficiar agricultores familiares de 11 assentamentos federais e 6 assentamentos estaduais.
A secretária do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Sandra Arcanjo, acompanhou o processo de abate, preparação, armazenamento e comercialização dos produtos, juntamente com equipe de técnicos agrários e gerentes de inspeção municipal. “Ficamos muito felizes com essa primeira produção, depois de quase oito anos de projeto, enfim nossa missão está cumprida. Hoje o abatedouro se encontra em pleno funcionamento, com tudo oficializado e legalizado para atender a população e dar mais oportunidades de renda para os agricultores familiares, além do incentivo da produção de galinhas caipiras. Sobral agora tem um abatedouro de qualidade e de muito potencial”, explica a secretária.
O equipamento foi implementado por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), e conta com a administração da Cooperativa Agropecuária dos Agricultores e Agricultoras Familiares de Sobral e Região (Coopsol).
Outras informações: (88) 36142555
Assessoria de Comunicação da STDE
Jornalista responsável: Lyz Vasconcelos