Selo de Qualidade
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave


O programa "Mais Emprego, Mais Sobral", criado pela Prefeitura de Sobral e organizado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), na terceira convocação de profissionais, no início do mês de junho, selecionou nove mulheres para atuarem como agentes rurais em distritos do município.

As novas contratadas terão como função auxiliar a STDE na articulação de ações e políticas públicas que contribuam com o desenvolvimento local.

Na última quinta-feira (17/06), esses profissionais conheceram a equipe da Coordenadoria de Desenvolvimento Agrário da STDE. De acordo com a coordenadora Paula Vanessa Queiroz, as agentes rurais devem ter a sensibilidade de identificar as atividades produtivas rurais agrícolas e não agrícolas e, assim, articular atividades como visitas técnicas por profissionais da STDE.

Entre as classificadas está Francisca Naiara Aragão, 21 anos, moradora do distrito do Jordão, que estava desempregada antes do "Mais Emprego, Mais Sobral". Ela falou sobre sua vivência com a agricultura: ''Tenho uma boa vivência com a agricultura. Meus pais são agricultores e eu vejo as dificuldades e as alegrias no momento da colheita, a esperança de todo ano sobre a chegada do inverno. Com esse trabalho, entre agricultores e a STDE, eu espero ajudar a trazer melhorias para eles. Acho que podem ser feitas mais atividades que possam acolher essas pessoas, como ensinar às mulheres das comunidades a usar as técnicas agrícolas para conseguir melhorar a sua renda'', explicou a agente rural.

Ana Cátia Feitosa, 23 anos, do distrito de Aracatiaçu, também foi convocada para o trabalho como agente rural. Ana Cátia contou sobre sua experiência no campo e suas expectativas: ''Eu estava desempregada há quase cinco anos, vivia com ajuda dos meus pais, que sempre foram agricultores. Venho acompanhando esse processo que é a agricultura desde muito nova. Trabalhei com eles também, a gente plantava milho, feijão, melancia, jerimum. Sendo agente rural, eu espero ajudar a trazer melhorias para o meu distrito, porque são muitos agricultores lá, associações que eu quero trazer para perto da STDE porque muita gente precisa de ajuda'', completou Ana Cátia.

Facebook