A- A A+ |
Sobral é tudo.
Sobral é da gente.
Sobral é agora.
Categorias
Palavras Chave

O plantio e a colheita de frutas, hortaliças e plantas medicinais, no quintal de casa, tem sido uma opção para a geração de renda e segurança alimentar para agricultores familiares em Sobral. De acordo com Paula Vanessa Queiroz, coordenadora de Desenvolvimento Agrário da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), os quintais produtivos são espaços onde famílias camponesas cultivam frutas, hortaliças e plantas medicinais. Normalmente são próximos às residências, pequenos e predominantemente cultivados por mulheres.

A assistência técnica a esses espaços é um dos serviços oferecidos pela Prefeitura de Sobral por meio da STDE. Atualmente, 36 famílias agricultoras, de 16 distritos e da sede do município que produzem em quintais produtivos, já receberam Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), para saberem sobre a prevenção de pragas, poda de árvores produtoras de frutos e a melhor localização para o cultivo de hortaliças.

Entre os produtores beneficiados está Eufrásia Chaves, de Aracatiaçu. “No meu quintal eu produzo coco, mamão, banana, graviola, abacaxi, ata, tangerina e goiaba. Meu quintal tem um bom tamanho, por isso eu pedi ajuda da assessoria técnica para saber onde plantar cada coisa e estou tendo ajuda. Eu também trabalho como feirante, então queria saber coisas específicas, como tratar uma planta que está com fungos, por exemplo. O que a gente produz em casa a gente come e vende. Isso contribui muito para a minha renda”, disse a produtora.

Instagram