Representantes da Sala do Empreendedor, da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), participaram da abertura do primeiro módulo do curso de Confeccionador Polivalente de Calçados para Jovens Aprendizes, na empresa de calçados Grendene, de 10 a 13 de janeiro. Na ocasião, organizada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), foram ministradas palestras sobre empreendedorismo, inovação e vendas para cerca de 50 jovens.
No primeiro momento, a agente de desenvolvimento da STDE, Georgilane Arcanjo, abordou a temática “Descobrindo-se empreendedor e a formalização do MEI”, com a contação de relatos de empreendedores sobre a superação durante e após a pandemia. Além disso, os participantes puderam entender como realizarem o cadastro para se tornarem Microempreendedores Individuais (MEI) e puderam participar de dinâmica para debaterem sobre as dificuldades e motivações de um empreendedor. “Foi extremamente rico para impulsionar a vontade e quebra de barreiras por meio da superação”, ressaltou a agente.
O perfil do empreendedor e análise SWOT (método de planejamento estratégico que engloba a análise de cenários para tomada de decisões), também foram assuntos explicados e praticados durante o evento, dentro da palestra “Empreendedor de Sucesso”, ministrada pelo assistente administrativo da Sala do Empreendedor, Francisco Júnior.
Os alunos também foram contemplados com palestras sobre vendas e criatividade com foco em empreendedorismo, explanada pelo gerente de Inovação da STDE, David Mendes. Durante a explanação, foi realizado um exercício de criação e formatação de negócios.
Assessoria de Comunicação da STDE
Jornalista responsável: Lyz Vasconcelos