As coordenadorias de Sanidade Animal e Desenvolvimento Agrário da Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE) reuniram-se, nesta terça-feira (08/11), com equipe da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), para alinhar as ações em prol das campanhas em Sobral e região contra a Febre Aftosa e Brucelose, que terão início, nesta sexta-feira (11/11), nos municípios cearenses.
Criadores têm até o dia 10 de dezembro para vacinar o rebanho contra a Febre Aftosa e até dia 26 de dezembro para declarar na STDE a imunização. Quem não informar a vacinação no prazo estabelecido pode ter seu cadastro bloqueado e correr risco de multa.
Na ocasião, também foi discutido como se dará o início da primeira campanha contra a Brucelose, doença zoonótica, causada por bactérias do gênero Brucella, que pode ser transmitida ao homem por contato direto ou indireto com animais e seus produtos derivados contaminados.
As atividades de imunização, que só podem ser realizadas por médicos veterinários cadastrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento(MAPA), também iniciam no dia 11 de novembro em todo o Estado, com duração de seis meses, com a vacinação de fêmeas bovinas e bubalinas com idade de 3 a 8 meses.
Durante os períodos das campanhas, a STDE vai auxiliar os produtores na aplicação da vacina contra a Febre Aftosa e ofertar atendimento, presencial, para emissão de declaração de imunização, na sede da Secretaria, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Avenida Lúcia Saboia, n° 215, Centro, Sobral.
Mais informações no número: (88) 36142555
Assessoria de Comunicação da STDE
Jornalista responsável: Lyz Vasconcelos