O restaurante da Casa da Economia Solidária, equipamento administrado pela Prefeitura de Sobral, gera renda para 58 famílias que trabalham nos grupos produtivos da gastronomia. De acordo com a coordenadora de Gestão Integrada do Trabalho e Qualificação Profissional da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), América Rodrigues, diariamente são servidas, em média, 73 refeições de café da manhã e almoço no local.
O restaurante tem um cardápio com opções variadas durante a semana. A renda obtida pelo restaurante é dividida entre os profissionais, que não pagam para usar a estrutura. Além do espaço, por meio do equipamento, são oferecidos cursos profissionalizantes gratuitos aos funcionários.
Entre as pessoas beneficiadas está Maria das Graças Linhares, de 46 anos, que atua no grupo produtivo de gastronomia desde o ano passado.‘’Eu trabalhava em um restaurante da cidade, mas fiquei desempregada durante a pandemia. Entrei na Casa da Economia Solidária em dezembro de 2020 e hoje, a maior parte da minha renda mensal vem daqui. Além do trabalho, também participo de cursos de formação profissional, aprendo muito sobre novos métodos de cozinha, a gente nunca sabe de tudo’’, explicou Maria das Graças.
A Casa da Economia Solidária funciona na Rua Coronel Rangel 194, Centro, e, além da gastronomia, atende profissionais do artesanato e da agricultura familiar. O restaurante serve o café da manhã das 8h às 9h30 e almoço das 11h às 13h.