Cerca de 60 produtores da região norte participaram de uma aula de campo sobre bovinocultura, na Fazenda Ilhota, em Sobral, na última quarta-feira (15/03), promovida pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE) em parceria com o Banco do Nordeste. O objetivo foi incentivar o desenvolvimento econômico da região por meio da disseminação de conhecimento sobre o manejo nutricional de vacas leiteiras, boas práticas de ordenha, melhoramento genético e biotecnologia aplicada à reprodução.
O evento contou com a participação de seis cidades: Sobral, Miraíma, Hidrolândia, Groaíras, Massapê e Cariré; além disso, contou com a participação de estudantes de agronomia e membros representantes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).
Os participantes foram recebidos com café da manhã e explicação sobre a programação do dia. Em seguida, com grupos definidos, os produtores foram direcionados para a estação de manejo nutricional, local onde foi abordada a importância de um boa nutrição para a produção de leite de qualidade, os benefícios e quantidades recomendadas do uso de concentrado para suplementar a dieta das vacas para cada fase da lactação.
A segunda atividade da ação foi sobre o uso de ordenhadeira mecânica e manejo pré e pós ordenha, momento em que os grupos foram instruídos sobre as boas práticas de higiene e o passo a passo de como realizar a extração do leite da vaca com o equipamento mecânico.
Em momento posterior, os bovinicultores puderam aprender sobre o melhoramento genético de vacas leiteiras, escolha de sêmen de reprodutores de alto valor genético e a prática de inseminação artificial, bem como suas vantagens para o aumento da produção de leite e a redução de problemas de saúde nos animais. Na ocasião, também foram esclarecidas dúvidas com espaço para troca de experiências com os técnicos da Coordenadoria de Desenvolvimento Agrário da STDE, responsáveis pelas temáticas abordadas.
"Esse dia de campo é um trabalho que visa ajudar os produtores em suas produções, apresentar novas técnicas de manejo e meios para que eles consigam se desenvolver melhor e consequentemente gerar mais renda. Ressalto que a STDE está do lado do produtor e trabalhando dia e noite para melhorar a vida do homem do campo com ações que possam impulsioná-los", pontua o coordenador de Desenvolvimento Agrário, Beto Machado.
Mais informações no número: (88) 36142555