Na última terça-feira (27/07), a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), realizou inspeção em uma criação irregular de suínos.
A ação, que ocorreu no distrito de Aracatiaçu, faz parte do serviço de inspeção de criação irregular de animais em zona urbana, realizado pela STDE. Durante a vistoria, os profissionais de sanidade animal orientaram os criadores sobre os aspectos sanitários necessários para a melhoria das instalações do local.
Entre os perigos que a criação irregular de suínos oferece para a população próxima, estão a proliferação de maus odores e a proliferação de doenças causadas pelos resíduos de animais. De acordo com a Lei Municipal 1947/2019 é proibida a criação de suínos em zona urbana. Já na zona rural, são necessários cuidados como a adequação de piso, limpeza das instalações, cronogramas das vacinas dos animais e atenção ao local de deposição dos dejetos.
O serviço de inspeção faz parte da Coordenadoria de Sanidade Animal da STDE e tem como um de seus objetivos inibir atividades clandestinas no âmbito dos produtos de origem animal. O serviço é oferecido na sede e nos distritos do município, e as denúncias podem ser feitas ao e-mail