A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Agrário, realizou, na última quarta-feira (20/12), vacinação contra a Bouba Aviária em 400 frangos de corte, da denominação “Pesadão”, que completaram 28 dias de idade. A ação ocorreu nas localidades de Mata, Casinhas e Picada Ruzy, distrito de Caracará, e contemplou quatro novos produtores da região atendidos pelo órgão público.
Segundo a assistente técnica da STDE, Maria Evilene Oliveira, a vacinação realizada foi utilizada para imunizar as aves contra enfermidades como a Cólera Aviária e a Varíola Aviária, também chamadas de Bouba, doença viral causada pelo agente “Avipoxvirus”. A doença é caracterizada pela transmissão lenta e acomete principalmente animais jovens.
“Como zootecnista, vejo a importância da vacinação como principal medida preventiva. A manutenção da saúde de um plantel é um trabalho árduo, que exige cuidados e atenção durante todo o ciclo de produção. A vacinação por sua vez é uma importante estratégia para reduzir os riscos de infecção na criação e consequentemente ter um plantel saudável”, ressalta a assistente.
A prevenção é a principal medida contra a doença e as recomendações são as de que os produtores devem manter as aves bem abrigadas e alimentadas, protegidas de frio, chuva, umidade e mosquitos, que contribuem para a transmissão da doença. Além disso, os avicultores devem vacinar as aves contra a Bouba Aviária e manter os aviários desinfectados para que não haja propagação da doença e nem prejuízos.
Assessoria de Comunicação da STDE
Jornalista responsável: Lyz Vasconcelos