A secretária do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Sandra Arcanjo, conheceu de perto o trabalho artesanal desenvolvido por internos da Penitenciária Industrial Regional de Sobral (PIRS), na última segunda-feira (17/10). A visita também contou com a presença da técnica da Central de Artesanato do Ceará (CeArt), Adriana Albuquerque, que avaliou a habilidade técnica dos produtos, para reconhecer os artistas oficialmente como artesãos, por meio do cadastro e emissão das Identidades Artesanais dos mesmos.
Na ocasião, a secretária também conheceu as principais alas da PIRS como cozinha, padaria, horta e escola. Além de projetos e ambiente de confecção de vassouras e chapéus de palha.
Atualmente, a Unidade Prisional conta com 420 internos que desenvolvem trabalho de artesanato com palha, tendo como principal objeto a confecção de chapéu de palha, por meio do projeto “Uma estratégia de fortalecimento de arte e transformação socioprofissional”.
“Visitar o grupo e conhecer os produtos que eles produzem foi uma experiência incrível que só reforça ainda mais o nosso trabalho também de inclusão social, buscando um desenvolvimento econômico com oportunidade para todos”, ressaltou Sandra Arcanjo.
Também estiveram presentes a gerente de Arranjos Produtivos e Economia Solidária, Livramento Albuquerque, e os assessores técnicos Ribamar Costa e Carla Azevedo.
Assessoria de Comunicação da STDE
Jornalista responsável: Lyz Vasconcelos
Contato: (85) 9.8576-0191