Na última sexta-feira (02/07), a Prefeitura de Sobral concluiu a construção da segunda estufa do Projeto Flores do Sertão, organizado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE). O local fica no distrito de Taperuaba, na localidade de Jurema, e tem condições para abrigar 2.600 matrizes. Além dessa estrutura, a iniciativa conta com outra estufa, com a mesma capacidade, no distrito de Bonfim, e atende famílias de Bonfim e Jaibaras.
As estufas ajudarão produtores de cactos e suculentas a terem condições propícias em aspectos como irrigação, umidade e temperatura. Isso faz com que, a partir das matrizes, as plantas se desenvolvam sem problemas como insetos, fungos e doenças. A iniciativa tem como premissa a produção e comercialização de plantas ornamentais por agricultores familiares, que terão a contribuição de técnicos da Coordenadoria de Desenvolvimento Agrário da STDE, por meio de capacitações e Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER).
O inicio das atividades do Projeto Flores do Sertão está previsto para o segundo semestre desse ano, com a chegada das matrizes. De acordo com Pedro Pitombeira, gerente de Convênios e Projetos da STDE, após a chegada das matrizes será instalado o banco de germoplasmas, para servir para reprodução de novas plantas e a distribuição das matrizes para as comunidades. Serão disponibilizadas cerca de 100 matrizes para cada produtor, sendo 15 produtores do distrito de Jaibaras e 15 em Taperuaba.