Foi realizado, na manhã desta quinta-feira (02/02), no auditório do Sesi/Senai, o Seminário Regional de Políticas Públicas, Desenvolvimento Sustentável e Bem Viver, com participação de agricultores familiares, comunidades e organizações sociais do campo de Sobral e de municípios vizinhos.
O evento é uma promoção da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) do estado, do Instituto Veredas da Cidadania e do Instituto Agropolos, em parceria com as secretarias municipais dos Direitos Humanos e da Assistência Social (Sedhas) e do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), além da Comissão Pastoral da Terra (CPT).
Antes da mesa de abertura, o artista sobralense Martonio Holanda fez uma apresentação trazendo a mística do cuidado com a terra e a memória dos povos originários.
Presente no evento, a vice-prefeita Christianne Coelho falou sobre as expectativas. "Estamos vivendo um novo ciclo de esperança, de fé nas pessoas, de valorização da participação social. Por isso, desejo a vocês um bom evento e que as pessoas que vieram de outros municípios sejam bem-vindas a Sobral", afirmou.
Participaram ainda as secretárias municipais Andrezza Coelho (Sedhas) e Sandra Arcanjo (STDE); os coordenadores dos Direitos Humanos, Chiquinho Silva, e da Agricultura, Edilberto Machado; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR), Aparecida Aragão; a representante da CPT, Amália da Silva; além de comunidades quilombolas de Sobral, Pacujá e Moraújo, povos de terreiro de Sobral, jovens do Instituto Teias da Juventude (ITJ), Movimento dos Sem-Terra (MST), dentre outros.