De 25 a 28 de setembro, a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), participou do Ceará Organic Food Festival, em Fortaleza. O evento internacional que teve como foco contribuir para a um mundo mais saudável e sustentável, potencializando a utilização de alimentos orgânicos da agricultura familiar, além de associar a produção orgânica à gastronomia especializada e ao turismo.
O Festival buscou incentivar novos estilos de vida, incentivando a agricultura familiar agroecológica, fomentando a criação de novos espaços de comercialização de alimentos orgânicos, resgatando os valores ligados aos hábitos da alimentação e apresentando novas concepções de vida integrada à Terra.
Estiveram presentes, representando a STDE, a coordenadora da Agricultura e Pecuária, Luíza Barreto, a coordenadora de Política Econômico, Suiany Teixeira, a gerente de Negócios Rurais, Ana Maria, a gerente de Projetos e Qualificação Profissional, América Rodrigues, além de agricultores agroecologicos, parceiros da CARITAS, CETRA e dos empreendimentos de economia solidária de Sobral.
A gerente America Rodrigues enfatizou a importância da participação no evento, compreendendo a natureza de implementar ações direcionadas aos grupos produtivos de Economia Solidária, por meio de capacitação técnica e profissional, visando a produção de alimentos orgânicos e os benefícios para a saúde dos consumidores.
Durante o evento ocorreu a reunião da Câmara Técnica do Semiárido, onde os 7 comitês municipais de monitoramento das ações de convivência com a seca se fizeram presentes para dialogar sobre as ações de impactos do programa nos municípios, destacando as apresentações do PAA Institucional do Governo Federal e o PAA-Ceará, que impulsionará a produção familiar e orgânica no Estado do Ceará.
O evento serviu como network e para a busca de oportunidades e fortalecimento de parcerias para o III Festival Gastronômico da Serra do Rosário (distrito de Jordão), que acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de outubro.
Participaram do evento representantes da sociedade civil, governos, ONGs, acadêmicos, especialistas, produtores, gestores, chefs e empresários.