A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), juntamente com o Banco do Nordeste (BNB), entregaram o troféu “Prodeter Nota 10- Bom de Leite”, para bovinocultores da região que tiveram sucesso na produtividade de leite, em 2022, na última sexta-feira (10/03), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Ao todo, 6, dos 30 produtores atendidos pela STDE, foram premiados nas categorias: nutrição; reprodução e produtividade.
Durante o evento as instituições: Prefeitura de Sobral; Banco do Nordeste; IFCE; Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce); Sindicato dos Trabalhadores; e Sindicato Rural (SinRural), também foram reconhecidas com o prêmio “Prodeter Nota 10- O Bom Parceiro.”
Além das homenagens, a ocasião proporcionou aos participantes coffee break, mesa redonda com representantes das instituições de incentivo ao desenvolvimento agrário, tira dúvidas e apresentação de novas técnicas de cultivares com o objetivo de fazer com que os produtores economizem na compra de resíduos e de soja para alimentação dos animais.
“O nosso objetivo, por meio da coordenação de desenvolvimento agrário da STDE, é sempre trabalhar a satisfação do produtor, auxiliando o homem do campo a melhorar o seu trabalho, a sustentabilidade, a gestão de seu negócio. Para nós é uma vitória homenagear esses homens e mulheres por seu trabalho duro e vê-los felizes com suas conquistas por meio do vínculo com a gente”, explica o coordenador de desenvolvimento agrário, Beto Machado.
O Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter), parceiro da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, é um programa do BNB que incorpora um conjunto de estratégias com objetivo de potencializar a competitividade das atividades produtivas regionais. Em Sobral, com o apoio da STDE, o auxilia na organização dos produtores, compra coletiva e facilidade de financiamento pecuário, agrícola e de investimento.
Estiveram presentes no evento Beto Machado, coordenador de desenvolvimento agrário; Raimundo Nonato, gerente geral do Banco do Nordeste; João Batista, diretor de comunicação do Sindicato do Trabalhadores Rurais de Sobral; Inês evangelista, coordenadora do curso de técnicas agropecuárias do IFCE; Iara, representante da Ematerce e Luciano Vasconcelos, assessor da STDE.