A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), por meio da Coordenadoria de Sanidade Animal e de Desenvolvimento Agrário, realizou, na última terça-feira (30/05), um mutirão de declaração da vacina contra Febre Aftosa, em Caracará. A ação ocorreu na sede da Associação de Casinhas e beneficiou produtores das localidades de Campo Grande, Oiticica, Picada Ruzi, Trapiá, Carnaúbas, Pedra Branca e Melado.
O objetivo foi conscientizar produtores sobre a importância da vacinação contra Febre Aftosa em bovinos e bubalinos de todas as idades e auxiliar no preenchimento da declaração obrigatória da imunização, tendo em vista que, quem não vacinar os animais e não declarar no prazo estabelecido pode ter seu cadastro bloqueado e correr risco de multa.
Os produtores têm até o dia 17 de junho para realizar a vacinação e até o dia 30 de junho para informar que vacinaram, na sede da STDE, localizada na Avenida Lúcia Saboia, 215 - Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
A ação é uma iniciativa do Governo do Ceará, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adagri), e visa atingir o status de zona livre de febre aftosa sem vacinação junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), até 2024.
A Febre Aftosa é uma doença causada por vírus que provoca febre e aftas, principalmente na boca e entre os cascos, comprometendo a saúde dos animais e o desempenho produtivo dos rebanhos.
Serviço
Vacinação: até 17 de junho
Declaração: até 30 de junho
Local para declarar: Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), na Avenida Lúcia Saboia, 215 - Centro.
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h
Outras informações no número: (88) 36142555
Assessoria de Comunicação da STDE
Jornalista responsável: Lyz Vasconcelos