A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), por meio da Coordenadoria de Desenvolvimento Agrário, realizou, no dia 26 de dezembro (segunda-feira), a primeira poda de formação em produção de uvas, no Setor V, no distrito de Jaibaras. Além da técnica de podagem, que consiste em moldar a planta para uma estrutura adequada ao seu desenvolvimento, os técnicos responsáveis pela ação também realizaram assistência técnica e orientação de produção ao produtor familiar da localidade.
A região possui cerca de 3 hectares de plantação de variadas videiras, como a Niágara Rosada, BRS Vitória e Isabel Precoce, ideais para produção de uvas de mesa e de suco. A primeira colheita está prevista para março de 2023.
Além de Jaibaras, as atividades também são desenvolvidas no distrito de Jordão, na Fazenda Santana, com produção de uvas para consumo “in natura” (consumidas direto da natureza). A localidade, que possui cerca de 100 mudas plantadas, recebeu a segunda poda de formação em novembro de 2022, e tem previsão de colheita para julho deste ano.
Segundo o técnico Auricélio Machado, o trabalho da poda é muito importante para o desenvolvimento e para a saúde da plantação, pois além de garantir uma boa produção para gerar mais renda ao produtor, também previne doenças na planta. “O que fazemos é levar informação e ensinar o produtor a produzir, e como não existem muitos profissionais especializados no ramo, a gente também faz um acompanhamento até que eles tenham conhecimento suficiente para seguirem sozinhos”, completa.
No segmento, a STDE também proporciona aos produtores rurais estrutura, assistência técnica, orientação de produção, manejo nutricional da planta, fiscalização sanitária, auxílio na adubação, irrigação, poda e colheita. Toda a renda gerada é exclusiva do agricultor atendido pelas ações e programas da Secretaria.
Assessoria de Comunicação da STDE
Jornalista responsável: Lyz Vasconcelos
Contato: (85) 9.8576-0191