Na última quinta-feira (09/02), a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE) realizou a primeira vacinação assistida contra a Brucelose em Sobral, na sede e nos distritos. A ação realizada pelas coordenadorias de Desenvolvimento Agrário e de Sanidade Animal imunizou 29 bezerras, de 3 a 8 meses, de agropecuaristas residentes em Patriarca, Aprazível e São José do Torto.
Outras ações já estão previstas para acontecerem ainda no mês de fevereiro em Aracatiaçu e no Assentamento Flores, com a assistência técnica da STDE, que disponibiliza médicos veterinários, cadastrados na Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), para administrar a vacina composta por vírus vivo nos animais.
Além da aplicação da substância, a STDE também mobiliza e informa os produtores a respeito da doença, além de emitir atestado e declaração da vacina, junto ao Ministério da Agricultura e Pecuária e à Adagri.
Agropecuaristas que já possuem rebanho vacinado ainda podem declarar a imunização na sede da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Avenida Lúcia Saboia, 215 - Centro. A partir deste ano, quem não comprovar, ficará impossibilitado de emitir o Guia de Transporte Animal (GTA).
Brucelose é uma doença causada por uma bactéria que acomete principalmente bovinos e bubalinos, com caráter zoonótico, podendo ser transmitida para o homem. Fêmeas contaminadas podem ter retenção placentária, repetições de cio, queda de produção de leite, nascimentos prematuros, corrimento vaginal e aborto no terço final da gestação. Já nos machos, podem ocorrer inflamação dos testículos, infertilidade permanente ou temporária e morte de bezerros no nascimento.
A doença não tem cura nos animais e a principal forma de evitá-la é por meio da vacinação.
Outras informações: (88) 36142555
Assessoria de Comunicação da STDE
Jornalista responsável: Lyz Vasconcelos