Nesta terça-feira (06/07), a Secretária do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), Sandra Arcanjo, participou da 49ª reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico (CDE).
O conselho tem como função principal decidir sobre a viabilidade da implantação de novas empresas interessadas em se instalar no município, através do Programa de Desenvolvimento Econômico (Prodecon).
O Prodecon é coordenado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE) e tem como objetivo atrair para o município investidores que gerem renda e aumentem a empregabilidade. A concessão de imóveis é um exemplo dos benefícios que os investidores podem ter por meio do programa.
Outros membros do conselho estavam presentes na reunião, como o secretário de Planejamento e Gestão, Ramon Carvalho, a secretária de Finanças, Socorro Oliveira, e o procurador geral do município, Rodrigo Mesquita. Entre os representantes da sociedade civil que fazem parte do conselho, participaram da reunião: Fernando Antônio Ipiapina Cunha, da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), e Raniere Barbosa de Araújo, do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Calçados de Sobral.
Na ocasião, empresas apresentaram seus projetos aos conselheiros, para que estes definam se os empreendimentos receberão incentivos como a concessão de imóveis e pedidos de prazos de prorrogação para a implantação do empreendimento. Além disso, a gerente de trabalho, investimento e empreendedorismo da STDE, Iara Soares, relembrou o fluxograma necessário para uma empresa ser beneficiada pelo Prodecon.
Sandra Arcanjo, que também é presidente do CDE, reforçou a importância da transparência dos processos e lembrou o principal objetivo da iniciativa: “Nossa moeda é a geração de emprego e renda”, citou a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Econômico.